Mestrado em Gestão Superior
Universidad ed Ciencias Empresariales Y Sociales - UCES
O Curso:
Os cursos de mestrado em docência universitária com orientação em Ciências Sociais e Empresariais oferecidos pela Universidade de Ciências Empresariais e Sociais (UCES) contam com a aprovação do Ministério da Educação argentino através do CONEAU há mais de dez anos.
A referida carreira, pertence a área de educação conjuntamente com a área de capacitação docente, visando contribuir com a formação pedagógica de um significativo número de professores dessa mesma universidade e de outras instituições de educação superior do pais, se importando sempre com a qualidade acadêmica. A formação contínua dos recursos profissionais para o sistema educativo constitui um elemento chave na agenda política atual. Justamente nessa linha, o projeto do curso de Mestrado da UCES se propõe a impulsionar a ideia de inovação e a profissionalização da gestão e docência universitária, com particular ênfase na relação com a sociedade e com o setor produtivo.
Além disso, a suposição de maiores responsabilidades na gestão acadêmica e administrativa, o financiamento e apoio a todos os grupos de interesse vinculados à comunidade acadêmica estão promovendo importantes transformações, e por sua vez, requerem novos espaços de intercâmbio que ressaltem o pluralismo teórico e a inclusão de perspectivas de análises multidisciplinares e eixos centrais do projeto que se apresenta.
Nessa perspectiva, a complexidade do mundo contemporâneo e a sua contínua mutação, fazem com que, pontualmente, a formação de pós-graduação stricto sensu constitua uma peça essencial, tanto para a configuração universitária, quanto para o desenvolvimento e evolução da sociedade como um todo, tornando-se então relevante e necessária a qualificação acadêmica e profissional.
A referida carreira, pertence a área de educação conjuntamente com a área de capacitação docente, visando contribuir com a formação pedagógica de um significativo número de professores dessa mesma universidade e de outras instituições de educação superior do pais, se importando sempre com a qualidade acadêmica. A formação contínua dos recursos profissionais para o sistema educativo constitui um elemento chave na agenda política atual. Justamente nessa linha, o projeto do curso de Mestrado da UCES se propõe a impulsionar a ideia de inovação e a profissionalização da gestão e docência universitária, com particular ênfase na relação com a sociedade e com o setor produtivo.
Além disso, a suposição de maiores responsabilidades na gestão acadêmica e administrativa, o financiamento e apoio a todos os grupos de interesse vinculados à comunidade acadêmica estão promovendo importantes transformações, e por sua vez, requerem novos espaços de intercâmbio que ressaltem o pluralismo teórico e a inclusão de perspectivas de análises multidisciplinares e eixos centrais do projeto que se apresenta.
Nessa perspectiva, a complexidade do mundo contemporâneo e a sua contínua mutação, fazem com que, pontualmente, a formação de pós-graduação stricto sensu constitua uma peça essencial, tanto para a configuração universitária, quanto para o desenvolvimento e evolução da sociedade como um todo, tornando-se então relevante e necessária a qualificação acadêmica e profissional.
Objetivos:
Formar profissionais de diferentes áreas em gestão da educação superior em promovendo a prática reflexiva, a investigação e a responsabilidade social. Conhecer as principais políticas e enfoques teóricos, que caracterizam a educação superior, de modo a realizar uma análise diferenciada de gestão educacional. Promover o desenvolvimento de estratégias de processamento e metodologias dadas as novas áreas de convergência no currículo de ensino superior que visa desenvolver a colaboração entre agências de inovação e mobilidade em toda a comunidade acadêmica.
Fomentar a compreensão dos problemas e dos desafios que configuram os distintos mecanismos assegurar a qualidade acadêmica. Facilitar o acesso e a utilização das novas tecnologias em gestão, aplicadas nas organizações de educação superior. Contribuir para a distinção das melhores práticas que facilitem as análises comparativas entre as instituições de educação superior, entre países e entre regiões. Promover o desenvolvimento da investigação educativa em temas relevantes para a gestão da educação superior.
Fomentar a compreensão dos problemas e dos desafios que configuram os distintos mecanismos assegurar a qualidade acadêmica. Facilitar o acesso e a utilização das novas tecnologias em gestão, aplicadas nas organizações de educação superior. Contribuir para a distinção das melhores práticas que facilitem as análises comparativas entre as instituições de educação superior, entre países e entre regiões. Promover o desenvolvimento da investigação educativa em temas relevantes para a gestão da educação superior.
Perfil dos Alunos:
Espera-se que os ingressados no Mestrado em gestão da Educação Superior possam: Reconhecer e refletir sobre as diferentes variáveis (sociais, econômicas, históricas, políticas), que fazem parte da educação superior e seus diferentes sistemas educativos. Ter capacidade crítica para abordar a problemática do financiamento da educação superior a partir dos diferentes grupos de interesse envolvidos.
Gerar estratégias de intervenção com o objetivo de garantir a inovação na área de condução acadêmico-administrativa das instituições do ensino superior. Identificar as tendências predominantes nos debates sobre as políticas educativas e gestão educacional em nível superior. Integrar os saberes com a finalidade de contribuir na elaboração de mecanismos que assegurem interna e externamente a qualidade acadêmica.
Ter conhecimentos metodológicos que lhe permitam formar parte de equipes de investigação multidisciplinares no âmbito da gestão em educação superior. Desenvolver a prática reflexiva para promover a liderança responsável diante do mundo que o cerca, a melhora organizacional e a própria carreira profissional.
Gerar estratégias de intervenção com o objetivo de garantir a inovação na área de condução acadêmico-administrativa das instituições do ensino superior. Identificar as tendências predominantes nos debates sobre as políticas educativas e gestão educacional em nível superior. Integrar os saberes com a finalidade de contribuir na elaboração de mecanismos que assegurem interna e externamente a qualidade acadêmica.
Ter conhecimentos metodológicos que lhe permitam formar parte de equipes de investigação multidisciplinares no âmbito da gestão em educação superior. Desenvolver a prática reflexiva para promover a liderança responsável diante do mundo que o cerca, a melhora organizacional e a própria carreira profissional.
Metodologia:
A duração total prevista para o curso é de 16 meses, com um total de 560 horas obrigatórias, sendo que dessas, 400 são teóricas e 160 práticas, que se agregam ainda a 160 horas de orientação e 190 horas dedicadas a elaboração da tese.
Requisitos para Aprovação:
Para obter o titulo de mestre em Gestão de Educação Superior, o aluno deverá cumprir os seguintes requisitos: Aprovação nas atividades curriculares que integram o plano de estudos. Presença em 75 % das atividades curriculares, das jornadas e conferências. Aprovação da Tese.
O plano de estudos se caracteriza por uma estrutura modular semiestruturada sem correlação. O que significa dizer que um módulo independe do outro. A integração multidisciplinar pretendida se realizará através de reflexões teóricas, interpretação de casos, resolução de problemas e participação em diferentes eventos acadêmicos. São 560 horas obrigatórias, sendo que dessas, 400hs são Teóricas e 160hs práticas, que se agregam ainda a 160hs de orientação e 190hs dedicadas a elaboração da tese.
Disciplinas Teóricas e Práticas Ciclo Geral Tendências comparadas em educação superior Gestão da Educação Superior Economia e Financiamento da Educação Superior Política e Legislação da Educação Superior Argentina Garantia Interna e Externa da Qualidade Acadêmica Investigação Educativa Disciplinas Teóricas e Práticas Ciclo Específico Convergência e Internacionalização na Educação Superior Universidade, Sociedade e Empresa Gestão e Análise de Políticas Públicas Sistemas de Gestão de Informação Responsabilidade Social e Gestão da Extensão Universitária Elaboração de Indicadores de Qualidade para a Gestão da Educação Superior Projeto Curricular por Competências e Gestão de Aprendizagem Inovação Na Avaliação da Aprendizagem Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) na Educação Superior Estatística Problema Atual no Nível Superior Universitário Perspectivas da Gestão da Educação Superior Docentes: Mabel Dávila, Enrique Costa Lieste, María Echart, Marcela Imperiale, José Fliguer, Pablo Tovillas, Hernán Trebino, Juan Carlos Gómez Barinaga, Ruth Vieytes, Cristina Otegui, Daniel Toribio, Jorge Flores, Analia Di Tommaso, Marcela Martínez Vivot, Marta Kagel, Beatriz Checchia, Viviana Mancovsky, Viviana Dopchiz, Graciela González, Eduardo Balbi, Gabriela Iglesias, Viviana Estienne. DURAÇÃO O curso possui uma carga horária de 560 horas, divididas em 4 módulos quinzenais, realizados nos meses de janeiro e julho. Após a conclusão dos módulos, serão mais 2 a 4 anos para elaboração e defesa da dissertação. As aulas são ministradas de segunda a sexta-feira de 08:00 hs às 20:00 hs, com intervalo para o almoço e sábado de 08:00hs às 13:00hs.
O plano de estudos se caracteriza por uma estrutura modular semiestruturada sem correlação. O que significa dizer que um módulo independe do outro. A integração multidisciplinar pretendida se realizará através de reflexões teóricas, interpretação de casos, resolução de problemas e participação em diferentes eventos acadêmicos. São 560 horas obrigatórias, sendo que dessas, 400hs são Teóricas e 160hs práticas, que se agregam ainda a 160hs de orientação e 190hs dedicadas a elaboração da tese.
Disciplinas Teóricas e Práticas Ciclo Geral Tendências comparadas em educação superior Gestão da Educação Superior Economia e Financiamento da Educação Superior Política e Legislação da Educação Superior Argentina Garantia Interna e Externa da Qualidade Acadêmica Investigação Educativa Disciplinas Teóricas e Práticas Ciclo Específico Convergência e Internacionalização na Educação Superior Universidade, Sociedade e Empresa Gestão e Análise de Políticas Públicas Sistemas de Gestão de Informação Responsabilidade Social e Gestão da Extensão Universitária Elaboração de Indicadores de Qualidade para a Gestão da Educação Superior Projeto Curricular por Competências e Gestão de Aprendizagem Inovação Na Avaliação da Aprendizagem Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) na Educação Superior Estatística Problema Atual no Nível Superior Universitário Perspectivas da Gestão da Educação Superior Docentes: Mabel Dávila, Enrique Costa Lieste, María Echart, Marcela Imperiale, José Fliguer, Pablo Tovillas, Hernán Trebino, Juan Carlos Gómez Barinaga, Ruth Vieytes, Cristina Otegui, Daniel Toribio, Jorge Flores, Analia Di Tommaso, Marcela Martínez Vivot, Marta Kagel, Beatriz Checchia, Viviana Mancovsky, Viviana Dopchiz, Graciela González, Eduardo Balbi, Gabriela Iglesias, Viviana Estienne. DURAÇÃO O curso possui uma carga horária de 560 horas, divididas em 4 módulos quinzenais, realizados nos meses de janeiro e julho. Após a conclusão dos módulos, serão mais 2 a 4 anos para elaboração e defesa da dissertação. As aulas são ministradas de segunda a sexta-feira de 08:00 hs às 20:00 hs, com intervalo para o almoço e sábado de 08:00hs às 13:00hs.
Processo de Seleção:
Os candidatos deverão se submeter à análise de currículo, questionário ou entrevista com o Diretor do Programa dos cursos de pós-graduação stricto sensu. Currículos deverão ser enviados para:
normafariaa@hotmail.com
normafariaa@hotmail.com
Documentação:
No ato da inscrição, o candidato deverá apresentar os seguintes documentos:
Currículo contendo: Nome completo, telefone, e-mail, atividades docentes, acadêmicas ou de pesquisas realizadas (com certificados), títulos, homenagens e prêmios recebidos, publicações efetuadas (segundo as normas de referências), certificado de idiomas que domina.
Declaração de aprovação no processo de seleção
3 fotos 4x4
Fotocópias autenticadas dos seguintes documentos: diploma ou certidão de conclusão de curso de graduação, histórico da graduação, cédula de identidade emitida por órgão oficial de segurança pública, não podendo ser substituída por carteira funcional, e cartão de CPF. TÍTULO Mestre em Gestão de Educação Superior
Currículo contendo: Nome completo, telefone, e-mail, atividades docentes, acadêmicas ou de pesquisas realizadas (com certificados), títulos, homenagens e prêmios recebidos, publicações efetuadas (segundo as normas de referências), certificado de idiomas que domina.
Declaração de aprovação no processo de seleção
3 fotos 4x4
Fotocópias autenticadas dos seguintes documentos: diploma ou certidão de conclusão de curso de graduação, histórico da graduação, cédula de identidade emitida por órgão oficial de segurança pública, não podendo ser substituída por carteira funcional, e cartão de CPF. TÍTULO Mestre em Gestão de Educação Superior
Programas acadêmicos
de qualidade
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A Norma Jurídica possui uma seleção criteriosa de programas para atender os mais diferentes perfis e interesses acadêmicos.